Territórios

Galpão de Cultura e Cidadania oferece cursos via parcerias com organizações locais
Download da matéria em pdf

Nova forma de articular-se com parceiros dialoga com mudança na missão e pretende levar ativos ao território

No Jardim Lapenna, bairro de São Miguel Paulista, o Galpão de Cultura e Cidadania é conhecido por oferecer cursos e atividades esportivas, de formação e de lazer para a comunidade. Com as recentes mudanças na forma de atuação da Fundação Tide Setubal, que passa a fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas para além da zona leste paulistana, a oferta de serviços no Galpão não foi interrompida, e a instituição não pretende sair do território no qual atua há mais de dez anos. No entanto, a maneira de oferecer cursos e atividades e receber as demandas da comunidade mudou, em consonância com a nova missão, visando ao fortalecimento de organizações e atores locais.

“Nesta transição, o Galpão deslocou-se do papel de protagonista para assumir uma posição mais estratégica e de articulação, com o intuito de fortalecer organizações que atuam ou poderiam atuar no território como novos ativos”, diz José Luiz Adeve, coordenador de projeto da Fundação Tide Setubal.

Um dos exemplos de atuação conjunta foi a criação de uma parceria com a Comunidade Kolping Nossa Senhora das Graças do Jardim Belém para possibilitar que 600 alunos de regiões periféricas de São Paulo tivessem acesso a cursinhos pré-vestibular. Como contrapartida para o apoio, a organização levou o curso pré-vestibular ao Jardim Lapenna em 2017. As aulas aconteceram aos sábados, no Galpão, e foram gratuitas – os alunos pagaram por parte do material didático, que era subsidiado.

“Acreditamos na educação como meio fundamental para romper ciclos de exclusão. Proporcionar o acesso a novas oportunidades em territórios vulneráveis é uma forma de fortalecer os jovens e, por consequência, o lugar onde vivem, que com eles também se transforma”, explica Paula Galeano, superintendente da Fundação Tide Setubal.

Ao estabelecer a nova parceria com a Comunidade Kolping, que oferece cursos pré-vestibular populares desde 2001 e possui turmas também no Jardim Helena, Ermelino Matarazzo, Cangaíba e Santo Amaro, a Fundação Tide Setubal deu continuidade ao seu trabalho com a juventude local, agora oferecendo um novo serviço na região. “Ficamos muito felizes de levar novas turmas para o Jardim Lapenna, pois muitos jovens do bairro querem as aulas, mas não poderiam frequentar as turmas de outros locais”, diz Ademir Gomes Peres, coordenador do cursinho da Comunidade Kolping Nossa Senhora das Graças do Jardim Belém.

Contudo, a nova empreitada trouxe desafios. “Tivemos que lidar com alunos de perfis muito diferentes, alguns com um déficit educacional gigantesco. Além disso, como trabalhavam e cursavam o ensino médio à noite, muitos jovens não conseguiam ir a todas as aulas aos sábados, por isso tivemos uma frequência muito irregular”, conta Wagner Luciano Silva, coordenador de projeto da Fundação Tide Setubal. O curso, que contou com 65 inscritos, sofreu evasão ao longo do ano, sobretudo no período de férias escolares. Nas semanas que antecederam os vestibulares, eram 17 os alunos regulares. “As pessoas que fizeram o cursinho até o final o avaliaram positivamente, sobretudo com relação à ampliação do conhecimento. Contudo, eles têm muita resistência de contar como foram no Enem. Temos o resultado de um estudante que telefonou muito feliz porque passou na Fatec, e ele disse que o diferencial foram as aulas de redação do cursinho”, diz Wagner.

Culinária com parcerias

A Oficina Escola de Culinária continuou a atuar no Galpão, mas seu modelo de trabalho diversificou-se. Embora tenham sido mantidos os cursos de curta duração, voltados tanto para empreendedoras como para mulheres que buscam aprender um pouco mais sobre culinária ou desejam apenas cultivar um novo passatempo, novas parcerias foram criadas.

“Focamos a demanda das mulheres que já têm uma ideia de pequenos negócios, que já empreendem e, muitas vezes, começaram na escola de culinária, para que elas participassem de novos programas e editais”, afirma Wagner. Uma dessas ações se deu via parceria com o Consulado da Mulher, uma ação social da Consul que promoveu um edital para selecionar mulheres na zona leste para cursos de formação. Com o auxílio da Fundação Tide Setubal, a iniciativa recebeu mais de 100 inscrições da região, das quais 20 foram selecionadas. Duas delas participaram da Oficina Escola e duas, do Fundo Zona Leste, iniciativa que conta com o apoio da Fundação. As empreendedoras receberam aulas de gestão para o pequeno negócio e contam com acompanhamento técnico de dois anos para seus projetos. Por fim, o Consulado da Mulher ainda as apoiou com recursos ou equipamentos.

Outra nova parceria de 2017 aconteceu entre a Oficina Escola de Culinária e o Mais Jovem, programa da Nestlé. Nele, a Fundação ofereceu um treinamento básico para jovens da zona leste, com noções de segurança alimentar e boas práticas na manipulação de alimentos, para que eles pudessem, então, participar de vivências da Nestlé com chefs profissionais e renomados. No final da atividade, seis jovens foram selecionados para um curso de culinária na escola do chef Laurent Suaudeau.

Por fim, a Oficina Escola firmou uma parceria com o Sesc, e empreendedoras que passaram pela iniciativa puderam expor seus produtos na Mostra de Alimentação Saudável, evento gastronômico que aconteceu em setembro no Sesc Itaquera. “Foi uma vivência importante, pois mostrou às participantes como fazer uma projeção de produção, logística, comunicação e apresentação do produto. O Sesc avaliou como positiva a nossa participação e, em 2018, já entrou em contato para dar continuidade à parceria”, conta Wagner.

Esporte em rede

As práticas esportivas eram o carro-chefe do Centro de Cultura e Cidadania (CDC), espaço anteriormente administrado pela Fundação Tide Setubal e que passa por obras para tornar-se um CEU. Agora, elas continuam sendo oferecidas no Galpão, por meio de parcerias com organizações locais e externas.

O Projeto Toque de Letras, apoiado, em 2017, pelo Football for Hope FIFA, é um dos exemplos de parceria de um trabalho integrado com os cerca de 60 participantes. Nas aulas, foram abordadas questões relativas ao esporte, à comunicação e à cidadania, com o encorajamento de discussões sobre racismo, atuação cidadã, cooperação e convivência. Um exemplo foi a roda de conversa Tudo Junto e Misturado, que uniu música, poesia e futebol, com a participação do jogador Wladimir Rodrigues dos Santos, o cantor Vinera, nascido e criado na zona leste de São Paulo, e o rapper Negro Panta, integrante da Família Tramóia, um grupo fundado em 2007 no bairro de União de Vila Nova, São Miguel Paulista.

Outras parcerias da Fundação Tide Setubal no Galpão ocorreram com o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (Ibeec) e a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, para o oferecimento de aulas de futebol, vôlei, capoeira, muay thai e dança. Já as aulas de judô foram oferecidas em parceria com o projeto Próxima Faixa.

Além de ceder o espaço para as atividades, a Fundação Tide Setubal busca estar presente no planejamento das aulas e escolha dos professores. “Essa mudança na forma de atuar traz novos desafios, pois é preciso entender o tempo, os valores e os modos de executar as ações dos parceiros. Mesmo sem implementar as atividades, buscamos dar suporte, aconselhar e incentivar a contratação de profissionais locais para os cargos de instrutores”, afirma Marcelo Ribeiro, que coordena o projeto na Fundação Tide Setubal.

Segundo Eduardo Moreira de Souza, responsável pela parceria com o Ibeec, o apoio da Fundação é fundamental. “Como nossa sede não fica no Jardim Lapenna, ter por perto a Fundação Tide Setubal, que conhece tanto o local, é muito importante. Por isso, gostamos de envolvê-los até em nossas reuniões pedagógicas”, afirma.